Go to Home  
 

US Divers - Informações Gerais 1

O US Divers 1010 Aqua-Master - Tradução do artigo http://www.vintagedoublehose.com/vdh-manuals/da.pdf

"O 'Melhor' Regulador do Mundo"

Quando Jacques Cousteau e Emile Gagnan colaboraram no desenvolvimento do Aqua-Lung original em 1942-43, Gagnan nunca esteve satisfeito com o desempenho da invenção. Com o sucesso do CG45, Gagnan continuou a inovar, inventando uma maneira de combinar um volume suficiente de ar para toda a profundidade da unidade de dois estágios com a baixa resistência à respiração com o uso de um venturi auxiliar para as unidades de estágio único.

Infelizmente, as unidades de estágio único com um pequeno orifício (Venturi), como por exemplo, o OVER PRESSURE, o STREAM AIR, o MISTRAL e os JET AIRs, não forneciam ar suficiente em águas profundas. O CG45 e, mais tarde seguido pelos reguladores BROXTON e, finalmente, terminando com a unidade DA NAVY APPROVED, exigiam um esforço de respiração relativamente alto. Em meados de 1957, Gagnan produziu um protótipo e, em curto prazo, um novo regulador que é chamado de "Aqua-Master". Este regulador adicionou um venturi auxiliar para o segunda estágio de "demanda",.

Em abril de 1958, a US Divers emitiu um comunicado que dizia: "Este excelente novo regulador de dois estágios tem a mesma robustez e confiabilidade do DA NAVY APPROVED. A ação venturi mantém a resistência respiratória em um nível extremamente baixo, independentemente do o ar que o mergulhador requer. Eles são feitos especialmente para mergulhadores poderem que trabalhar muito duro debaixo d'água. Com bocal do tipo “Kleer-EZ” ".

Dois meses depois, a US Divers fez este anúncio: "O Aqua-Master é tão bom que estamos descontinuando a fabricação da unidade anterior DA NAVY APPROVED, que é o regulador mais vendido no mundo."

E, um mês depois, a US DIVERS emitiu outro boletim: "As altas vendas do ano de 1958 do modelo 1010 DA AQUA-MASTER e o aumento da demanda por unidades do tipo “hookah” (cachimbo) obrigaram a nossa paralização imediata, em 1.959, do modelo AQUA-MASTER sem o anexo “hookah”".

Desde a sua introdução a produção do regulador AQUA-MASTER foi bem maior que um milhão de unidades, antes de ter sido substituído por reguladores de mangueira simples, que, ironicamente, também foram baseados em desenhos originais de Emile Gagnan. (Nuytten, 2005).

Antes da introdução do AQUA-MASTER, a marinha dos EUA estava usando o DA NAVY APPROVED. Testes da Marinha em meados de Outubro de 1958, de uma amostra "pré-produção" do AQUA-MASTER tiveram as seguintes conclusões:

a) Resistência à exalação precisa ser reduzida (possivelmente devido à configuração do duckbill),

b) Identificar o regulador com a nomenclatura distinta, que não DA e colocar um número de série,

c) Que um anel circular seja usado ao invés dos clipes de fixação das caixas do regulador e que um parafuso de fenda seja usado para a fixação do anel (da US NAVY, 1958)

Além de substituir o método duckbill de exalação, a US DIVERs concordou com as recomendações da marinha sobre o Aqua-Master, mas essas alterações levaram muitos anos para ocorrer.

Deve-se notar aqui que todas as referências a números de série na discussão a seguir são aqueles que estão documentados e atualmente propriedade de colecionadores, incluindo alguns dos quais ainda estão em uso por seus proprietários até hoje.

 

1958 DA Aqua-Master

Quando o AQUA–MASTER foi apresentado ao público em 1958 ele tinha muitas características não encontradas em modelos mais recentes. A etiqueta de identificação azul não tinha número de série. Também não havia nenhuma porta hookah (cachimbo).

O corpo do regulador era como o modelo DA NAVY APPROVED com a área elevada orientado para o chifre da mangueira de admissão (Intake Horn). Em contraste com o DA NAVY que apontava para o chifre da mangueira de escape (Exhaust Horn).

O DA AQUA-MASTER de 1958 foi equipado com mangueiras pretas e um bocal reto preto, conectados com braçadeiras do tipo Tinnerman.

No verão para outono de 1958, o AQUA-MASTER agora tinha uma porta hookah, mas ainda sem número de série.

 

1959 DA Aqua-Master

Em algum momento durante 1959, o número de série começou a ser estampado no rótulo, começando com o número de série 200.000. Muito provavelmente, as mais velhas etiquetas não-seriadas foram usadas antes que os reguladores mais novos com o número serial fossem introduzidos. Esta etiqueta azul com abas permaneceu a mesma nos modelos de DA até 1970.

Uma porta hookah foi adicionada ao modelo e este upgrade foi usado pela US Divers como marketing na comercialização do AQUA-MASTER. A porta hookah tinha uma rosca do tipo macho, com uma grande tampa de vedação sextavada. Os desenvolvimentos recentes permitiam a substituição da tampa original por uma que permitia o uso de modernas mangueiras de baixa pressão.

Foram usados bocal e mangueiras amarelas, em 1959, na montagem do AQUA-MASTER, juntamente com abraçadeiras amarelas do tipo Tinnerman. Até este momento, o maior número de série que foi encontrado com bocal amarelo é 202.532. Mais tarde, abraçadeiras pretas de nylon foram encontradas em reguladores com números de séries 201.040, 202.516, 202.532 e 203.841. Teriam sido adicionadas posteriormente por seus proprietários?

 

1960 Aqua-Master

Não houve mudanças significativas para o AQUA-MASTER em 1960. Física e mecanicamente o DA Aqua-Master não se alterou muito desde 1960 até o final de 1972. Em 1960, as mangueiras eram amarelas contrastando com um bocal preto em linha reta. A mais antiga unidade de bocal negro conhecido tem o número de série 203.274. Também tem sido documentado que o número regulador de 203.972 foi produzido na fábrica em 28/08/1959. Assim, os bocais negros foram introduzidos, em agosto de 1959. As unidades de combinação amarela/preto possuem os números de série mais alta como o 218.533.

O número 217.063, por exemplo, foi produzido em 05/04/1960.

Outra mudança que a US Divers, que também foi introduzida, foi uma braçadeira nova de nylon que substituiu a de tipo Tinnerman. A braçadeira de mangueira tinha uma parte integrada fêmea em que um parafuso de fenda era fixado. Com poucas modificações, esta mudança seria o método de fixação das mangueiras durante a era dos reguladores de mangueira dupla.

 

1961 Aqua-Master

Do Catálogo da US Divers, a partir de 1961: "Há uma mudança básica para 1961 sobre o já excelente regulador do Aqua-Master ... uma mangueira re-projetada e o conjunto do bocal. A mangueira de neoprene preta, em seu estado relaxado, é mais curta que a anterior mangueira amarela, mas há muitos mais corrugados por polegada, o  que oferece uma capacidade muito maior de “esticamento” quando comparado com as mangueiras antigas. Este recurso permite que ao mergulhador  virar a cabeça de lado a lado com total liberdade e sem puxar o bocal. O bocal possui novos contornos aerodinâmicos para a curva natural da face e das mangueiras e se encaixa perfeitamente à boca. O bocal é menor e mais confortável, mas a abertura da mangueira e através do bocal permanece o mesmo e fornece o fluxo normal de ar para o mergulhador sem resistência adicional".

O uso dessas mangueiras com super-estiramento duraram apenas um ano. Eles foram encontrados em reguladores com números de série superiores a 218.XXX. Esta série pode ter se iniciado com o número 217.063 com produção documentada em abril de 1960, o que indicava que o conjunto de mangueiras novas poderia  estar disponível na Primavera / Verão de 1960. A sugestão foi feita de que as novas mangueiras fossem usadas pela La Spirotechnique, após a US Divers haver "emprestado" a idéia para eles. O bocal curvo, no entanto, tornou-se o padrão para todos os reguladores double hose seguintes da US Divers. As mangueiras usavam o mesmo estilo de abraçadeiras de nylon, como o Aqua-Master de 196. Como será visto mais tarde, a influência francesa se torna mais evidente nos modelos "Made in France".

 

1962-63 DA Aqua-Master

O Aqua-Master passou por uma série confusa de alterações estéticas entre 1962 e 1963. Os modelos West Pico Blvd usavam a nova mangueira de neoprene preta, com menos corrugados e o bocal curvo preto. Nestes tempos, a US Divers mudou-se para a sua planta no endereço da W. Delhi Avenue. Encontramos uma série de Aqua-Masters com o endereço W.Delhi que tinham outras características, a maioria dos quais foi o cromo polido com um "Made in France" autocolante. A faixa de número de série para estes modelos é 900.244-913.461.

Hoje, alguns modelos polidos foram encontrados sem a etiqueta. Estes adesivos podem ter sido perdidos, removidos ou, possivelmente, estes reguladores nunca os tiveram.

Recentemente, alguns modelos de cromo acetinado (satin chrome) W. Delhi são vistos sem etiquetas, mas dois foram encontrados com "Made in France" estampados no “intake horn” de baixo da mangueira. Hoje, ninguém tem conhecimento se os reguladores Delhi tiveram as mangueiras com muitos corrugados.

Algumas teorias têm sido sugeridas para os reguladores "Made in France". Uma teoria envolve greve dos trabalhadores na fábrica, outro especula sobre a mudança física das máquinas de fabricação causadas pelo tempo ocioso e uma terceira questionando sobre a fabricação da Spirotechnique para a US Divers.

Outra mudança no ano modelo 1962 e 1963 consistia de uma braçadeira de nylon da mangueira redesenhada. Os grampos, que substituíram o modelo Tinnerman, consistiam em uma tira de nylon simples com um parafuso passando pela seção fêmea do grampo.

O estilo da nova abraçadeira tinha uma parte moldada em ambos os lados, de forma longitudinal, onde se fixava um parafuso e uma porca hexagonal separados. Ambas as extremidades da abraçadeira possuíam uma área reforçada, especificamente, para a cabeça do parafuso e da porca. A seção de nylon do lado da porca foi moldada para encaixar a porca exatamente. Este recurso não necessitava do uso de uma chave para segurar a porca enquanto se efetuava o aperto do parafuso. Uma pequena aba fina de nylon em uma extremidade do grampo fazia deslizar sob a extremidade oposta para proporcionar uma superfície contínua, segurando 360o. Este grampo passou a ser utilizado em todos os reguladores da US Divers é usado em muitas mangueiras do inflador dos BCs atuais.

 

1964-1965 DA Aqua-Master

Em 1964, a US Divers produziu um novo regulador de mangueira dupla. Este foi o ROYAL MASTER, um regulador de dois estágios com o primeiro estágio balanceado. Com este novo modelo na linha de produtos, em 1964 e 1965, o ROYAL MASTER sofreu mais mudanças cosméticas (na aparência).

A modificação mais evidente foi no corpo (case) externo.

Até 1964, todos os DA AQUA-MASTER com rótulos da West Warner tinham um corpo (case) de latão com um acabamento cromado acetinado (satin chrome). Isto foi feito para os reguladores com números de série de 230.017 à 231.398.

Em 1964, o corpo (case) dos reguladores era polido e com uma superfície de cromo brilhante. Foi documentado que um modelo de cromo brilhante, com número de série 231.632 foi comprado em 1964 (Ovanessian, M., 2010).

No início de 1964, o parafuso do yoke foi mudado de um tipo que não tinha nenhuma marca para tipos com US Divers moldado em relevo e outros com o logo da Aqua-Lung.

As unidades de cromo polido com os parafusos do yoke com US Divers estampado foram usados em modelos com números de série que foram até 240.XXX.

A partir do número de série 240.XXX os reguladores passaram a vir com o parafuso do yoke com um estilo do tipo “pneus de borracha”. Esta transição ocorreu nos modelos entre os anos de 1964-1965.

Tanto os parafusos do yoke com Aqua-Lung estampado e os do tipo de pneu de borracha eram de latão (brass) e banhados com cromo polido.

 

1966-69 DA Aqua-Master

Durante o final dos anos 50, a US Divers, bem como outros fabricantes de equipamentos de mergulho, começaram a comercializar os reguladores de mangueira simples, além dos reguladores de mangueiras duplas (double hose regulators).

Uma vez que estes novos reguladores começaram a ser produzidos, os

modelos de mangueiras duplas começavam a perder espaço.

Durante os últimos anos da década de 60, a US Divers, juntamente com todas as outras empresas de equipamentos de mergulho, foi reconhecendo a popularidade dos reguladores de mangueira simples que estavam tomando o mercado e continuariam a fazê-lo até os dias de hoje.

Uma das vantagens da mangueira simples foi a capacidade do primeiro estágio resolver o problema de monitoramento do suprimento de ar.

A US Divers e demais fabricantes viram a necessidade de resolver este problema (perda de mercado) para os reguladores de mangueiras duplas e inventou uma maneira de resolvê-lo através do marketing de uma peça conhecida como "banjo".

Foi apresentado o item # 7018-25 Sea Dive-Gauge.

Este dispositivo foi adaptado e colocado entre a válvula do cilindro e a entrada do regulador e o SPG (submersible pressure gauge) foi anexado a esta peça.

No entanto, os banjos causaram a necessidade de um longo YOKE para acomodar sua espessura. Dos anos 1966-1967, incluindo o número de série 251.658 até o ano de 1972, o uso de um YOKE longo era o padrão. Em 1972, no entanto, o YOKE longo alterado para o YOKE de 3000 psi, que se tornou o padrão para o DA AQUA-MASTER.

Algumas outras mudanças também ocorreram durante este período. Em 1968-69 (números de série 265.126-287.034) o parafuso do YOKE do tipo pneu mudou a sua etiqueta em virtude da mudança do logo da US Divers.

Também em torno do número de série 266.000 o logotipo no bocal curvo foi alterado para ficar de acordo com o novo marketing da US Divers.

 

1970-1972 DA Aqua-Master

A US Divers começou a visualizar o fim do sistema de mangueiras duplas e tentou atualizar seus os reguladores. Em 1970, um novo olhar para os double hose ocorreu.

Os DA AQUA-MASTERs agora ostentavam uma etiqueta adesiva consistente com o logotipo atual da empresa. É encontrada uma interessante gama de números de série para este modelo que incluem números de 109.321-155.491, 392.890 - 402.641 e 646.623 e 646.630, também. Esses números de série já não estavam mais na etiqueta, mas estampado no “case” (na lata) no lado do YOKE.

Por que essas grandes lacunas entre os números de série? Uma especulação é que as unidades desaparecidas foram para a Marinha.

O início dos anos 1970-1971, as unidades usavam as mangueiras e bocais curvos pretos, abraçadeiras de nylon do tipo mais recente, YOKE longo de 2250 PSI e logos dos mais recentes nos parafusos do YOKE e nos bocais.

 Finalmente, depois de vinte e poucos anos, o Aqua-Master utilizou um anel circular com um parafuso de fenda em vez dos sete clipes de caixa, conforme sugerido pelo teste de 1958 EUA recomendações da Marinha.

A última alteração no DA AQUA-MASTER ocorreu em 1972, durante seu último ano de fabricação, com o uso de um YOKE pesado de 3000 PSI, com botão de plástico grande. Esta foi uma visão antecipada do futuro dos yokes nos reguladores.

 

O uso Militar do DA Aqua-Master

A Marinha dos EUA teve envolvimento com a US Divers por um longo período. Desde os testes iniciais feitos pela Marinha, como já foi mencionado antes, a necessidade por um regulador que era de valor militar, tinha muita importância.

A US Divers produziu os modelos DAs NAVY APPROVED na década de 1950, que, aparentemente, haviam sido submetidos a testes.

Este modelo e os seguintes DAs AQUA-MASTER eram feitos de materiais não magnéticos.

Relatórios de testes da biblioteca NEDU foram encontrados - Bernie Campoli (2010):

• # 7-56: US Divers non-magnetic open circuit demand scuba; Project NS185-005, Subtask 4, Test 32, P.L. Willoughby, 1955 e

• # Test of US Divers Non-Magnetic Open-Circuit Demand Regulator and Cylinders to determine adherence to specification requirements, Project F011-06-03, Task 3380, Test 15, J.V. Harter, S.D. Zuber, R. Garrahan, 1965.

Informações disponíveis sobre o US DiversNon-Magnetic DA AQUA-MASTER, ou NONMAG são muito superficiais. Datas de fabricação e números de produção são desconhecidos, neste momento. As pequenas amostras de alguns exemplares que são conhecidos têm o endereço da W. Pico W. e West Warner nas etiquetas.

De 1968 até pelo menos 1970, os Catálogos da Us Divers, uma versão do regulador Non-Magnetic DA AQUA-MASTER estava listada com o número de item 1062-00. Estava dito que ele cumpria as especificações militares Mil R-19595 e 19558. Assim, a hipótese atual é que o NONMAG estava disponível ao longo de todo período de tempo DA AQUA-MASTER.

O regulador NONMAG DA AQUA-MASTER foiconstruído para facilitar as necessidades do mergulhador militar. Teria uma assinatura magnética praticamente inexistente, o menor número possível de pontos de falha, a menor quantidade de refletividade visual, e o custo unitário mais baixo possível. Seria utilizado com cilindros duplos de alumínio SCUBA (inédito na época) e um manifold não magnético com válvulas do tipo J (com reserva), permitindo que o mergulhador pudesse usar em missões que requeressem a característica anti-magnética do equipamento.

Na parte interior, o regulador é diferente de qualquer outro regulador já feito. O assento de alta pressão, o poppet do segundo estágio e o retentor, são todos banhados a ouro, assim como o NOZZLE (bico).

Estas peças podiam ser facilmente identificadas, pois eram marcados com uma linha gravada ao redor de sua circunferência. Todas as principais partes do regulador, incluindo o corpo e o YOKE, eram carimbadas com um caractere especial semelhante a um mu minúsculos do alfabeto grego. Na parte externa, o regulador tinha um acabamento com pintura preto fosco com baixa visibilidade.

Sob a pintura tinha um revestimento de zinco, que cobria a camada de cobre. O substrato, ou material de base, do regulador era o latão. Este regulador possui uma porta hookah falsa ou não-funcional.

Existem duas teorias principais sobre os porquês de a Marinha American possuir reguladores produzidos dessa forma. Em primeiro lugar, a porta hookah “falsa” eliminaria outro ponto de possível falha porque haveria menos pontos de vazamento de ar, o que colocaria em risco a missão ou aumentarria o risco da descoberta do mergulhador militar. Segundo, que era mais barato fazer e fabricar um regulador sem uma porta hookah, e se os corpos fossem feito para se submeter ao processo de revestimento único para reduzir sua assinatura magnética, então eles teriam que ser feitos de forma diferente das peças de mercado para funcionar.

O NONMAG é tão fácil de respirar quanto o sua contra-parte civil, embora seja um pouco mais difícil de se conservar em um ambiente de água salgada devido ao seu acabamento pintado.

Cada modelo que foi identificado como sendo um NONMAG possui uma configuração idêntica, como era o requisitado para os militares. Mangueiras eram sempre pretas, mas foram encontrados bocais tanto retos, como curvos, provavelmente correspondente ao ano de sua produção.

Modelos posteriores tinham braçadeiras de nylon padrão para o período de tempo de pós-1961. Todos os “clamps” de fixação das mangueiras eram de bronze, para eliminar qualquer assinatura potencial magnética e para reduzir o brilho. O YOKE tinha um estilo mais curto, ou seja, que não permitia o uso do banjo, e possuíam o parafuso do YOKE com o velho logotipo estampado da US Diver.

Todos os NONMAGS utilizavam prendedores de Clipe “C” como o principal método de fixação dos corpos de topo e de fundo (fixação das latas). A maioria dos modelos que têm sido vistos parecem ter sido pintados após a sua montagem final, o que significa que os modelos originais, geralmente, não têm tinta dentro da lata (corpo) de inalação, e vão ter excesso de pintura no interior do corpo (lata) de exaustão. (Sivonda, R., 2010)

 

Biosystems DA Aqua-Master

John Cronin, que foi presidente da US Divers nos anos 80, decidiu que fazer o NON-MAGNETIC DA AQUA-MASTER era demasiado trabalhoso, porque uma unidade completa podia não ser aceitável se eles não conseguissem passar no teste do magnetômetro.

Assim, a US Divers passou informações para a Marinha de que outras fontes poderiam fazer as peças. A Biosystems de Middletown, CT – apresentou uma oferta e forneceu um total de 72 unidades, com um custo de US $ 3000,00 por regulador. Um conjunto de cilindros, harness e regulador era de $ 5000,00. Cada unidade foi feita à mão.

Depois de os reguladores terem sidos feitos, eles foram enviados para o quartel general da Marinha - EOD (Explosive Ordinance Disposal), em Indian, MD - para testes. Depois que eles passaram no teste do magnetômetro, eles foram enviados para testes de campo pelas equipes de eliminação de explosivos da EOD NAVY. O regulador e os cilindros não-magnéticos de alumínio também tinham conjuntos de válvulas com reserva do tipo J, não magnéticas.

Os reguladores eram idênticos em forma, tamanho e função com o modelo 1970 DA AQUA-MASTER.

A porta para este modelo não foi hookah e possuía uma área “falsa” (fechada) retangular.

A Biosystems também teve para os mesmos problemas com o governo sobre rejeição de unidades, o que elevou o custo de fabricação para eles também, mesmo com as peças que eram intercambiáveis com as unidades da US Divers.

A Biosystems interrompeu a produção de reguladores scuba não-magnéticos no final de 1980.

Devido ao pequeno número de reguladores feitos e um número desconhecido que foi descartado, hoje, o NON-MAGNETIC BIOSYSTEMS DA AQUA-MASTER é, provavelmente, um dos mais raros de reguladores de duas mangueiras. (Miller, Ron, 2010)

 

KawasakiDA Aqua-Master

No final dos anos 1960 e 1970, a US Divers deu permissão para a Kawasaki Aircraft Company para produzir uma série de Aqua-Masters. Usando o nome AQUA LUNG NIHON KK AQUA-MASTER, a série era diferente do AQUA-MASTER da US Divers em um aspecto importante. Todas as peças internas possuíam medidas métricas.

Portanto, as peças não eram intercambiáveis com os modelos produzidos nos EUA. A Kawasaki veio com mangueiras e braçadeiras diferentes.

Aparentemente, os modelos Kawasaki vieram em três variações. Um deles tinha um acabamento acetinado, enquanto os DA e DA II mais comuns foram feitas em cromo brilhante.

Os DAs podem ser vistos nos catálogos da Kawasaki de1971 e 1977. Parecem ser muito similares aos Aqua-Masters produzidos nos EUA e o YOKE utilizado era do tipo mais recente.

O DA II encontrado no catálogo da Kawasaki de 1978 parece ter uma atualização de YOKE pesado, sem outras mudanças importantes.

O interessante é que em alguns reguladores Kawasaki tinham um selo de chumbo que era encontrado em algumas das metades do corpo (lata)

Este selo, no entanto, não foi encontrado em todos os reguladores ainda em existência. Tem sido sugerido que, depois um técnico iria fazer uma reconstrução sobre este regulador ele foi obrigado a passar um arame com um novo selo que mostrava que o regulador fora reconstruído e não adulterado (www.thescubamuseum.com, 2010).

 

FINAL

A empresa norte-americana USDivers tinha quase 25 anos de sucesso com os reguladores de mangueira dupla. Baseado em um projeto que se originou em 1943, Esta será a marca que a maioria dos mergulhadores reconhecerão como a mais conhecida dos reguladores double hose.

Eles dominaram o mundo do mergulho ao longo da década de 50 e a maior parte da década de 60. Eles também estão ainda hoje vivos com uma crescente comunidade de mergulhadores que desejam experimentar a diversão destes reguladores vintage.

De todos os modelos de mangueira dupla feitos, o DA 1010 AQUA-MASTER tinha a maior durabilidade.

A fabricação começou em 1958 e continuou até 1972, a série mais longa de todos os reguladores de mangueira dupla da US Divers. Foi anunciado como um dos "reguladores mais eficientes e robustos, que já fora construído."

Esta foi uma afirmação ousada que pode ainda ser verificada até hoje. Um número incontável de DA AQUA-MASTERs ainda estão sendo usados por mergulhadores recreacionais, mergulhadores comerciais e fotógrafos de todo o mundo.

O DA AQUA-MASTER permanece como um dos verdadeiros ícones de mergulho.

 

Fonte:

www.vintagedoublehose.com



 
Apoio   Scuba Point Facebook

 
Terms of Use Copyright © CG-45 Collection     -     All Rights Reserved Contact