Go to Home  
 

Healthways

A Healthways foi fundada no início dos anos 50 por Dick Klein e foi à falência no final de 1962. A empresa sucessora foi a Scubapro. Foi um dos cinco fabricantes originais de equipamentos de mergulho dos EUA (US Divers, Healthways, Voit, Dacor, Swimaster e Healthways).

A empresa estava localizada na 3669 Seventh Avenue em Los Angeles, California. Eles ofereciam uma completa linha de várias marcas e fabricantes de equipamentos e acessórios para a atividade de mergulho. (4)

 

    

 

Em 1953, E.R. Cross publica Underwater Safety, o primeiro manual de mergulho nos EUA e, que, posteriormente, foi distribuido pela Healthways. Foram feitas mais de 100.000 cópias deste livreto de 86 páginas. (3)

 

 

No final de 1954, Richard EAnderson foi contratado pela Healthways para estabelecer o seu departamento de equipamento de mergulho. Ele permaneceu como conselheiro técnico por dois anos e participou dos testes e avaliação de equipamentos de mergulho, treinamento de técnicos de equipamentos e a elaboração de manuais técnicos. (5)

Dick Anderson era um famoso fotógrafo subaquático e um dos mergulhadores pioneiros dos EUA. Era humorista e foi uma celebridade nos cinemas com filmes de mergulho. (5)

Com a venda celebrada em 1956, entre Rene Bussoz e a L"Aire Liquide, para a compra da empresa US DIVERS, foi oferecido para Sam Lecocq um cargo na empresa de equipamentos esportivos chamada HEALTHWAYS, de Richard (Dick) Klein, seu fundador e presidente, para ele desenvolver uma linha completa de produtos subaquáticos. (1)

 

 

Sam Lecocq aceita a oferta para se juntar a Healthways, uma empresa que estava interessada nos produtos mais inovadores que Sam estava projetando. (1)

Como a Healthways detinha os direitos autorais sobre o uso da palavra "SCUBA", a US Divers, sob o comando de Cousteau, começou a dar ênfase em popularizar o nome AQUA LUNG.(1)

Em 1957, a Healthways apareceu com um regulador completamente novo, desenhado por Sam Lecocq. Chamado de SCUBA, o regulador caracterizou-se por utilizar, pela primeira vez, um anel de aperto para segurar os “cases”, superior e inferior, juntos. O corpo superior angulado apresentava uma série de grandes ranhuras em toda a sua lateral para a entrada de água. No interior, o sistema de exaustão utilizava um diafragma para cobrir a porta de exaustão. Além disso, ele tinha furos de escape no corpo do lado de trás,  em caso de diafragma de exaustão ter problemas. (2)

 

 

 

Este regulador de estágio único substitui o DIVAIR, fabricado pela L.G. Arpin, que a Healthways distribuiu por muitos anos. O SCUBA foi fabricado no período de 1957 à 1960.(4)

 

 

 

A primeira versão do Scuba Deluxe, em 1960, não tinha o adesivo com a expressão "DeLuxe" colada no regulador ele apresentava um bocal reto e fino. (7)

 

 

 

A versão do Scuba Deluxe 1961 já aparece com a etiqueta com a expressão "DeLuxe" colada acima do rótulo do regulador. Novas mangueiras e um novo mouthpiece / bocal são colocados neste regulador.

 

 

No catálogo da Healthways de 1962 aparece uma nova versão do Scuba Deluxe com algumas novas características:

    - Mecanismo Venturi;

    - Yoke interno que elimina o modelo tipo borboleta. Foi adicionado um yoke alongado com uma porca reta serrilhada localizado no lado de dentro do yoke;

 

 

Em 1963, aparece uma versão mais evoluida do regulador double hose SCUBA. O Modelo - SCUBA GOLD - foi modificado internamente pela adição de uma placa de cobertura para o corpo de válvula de inalação, um tipo de sistema de ar ejector. Esta tampa direciona uma parte do ar diretamente para baixo na mangueira de alimentação onde um defletor no bocal distribui o ar para o mergulhador.

O exterior assumiu uma aparência diferente pela eliminação do yoke convencional e parafuso tipo borboleta. Foi adicionado um yoke alongado com uma porca reta serrilhada localizado no lado de dentro do yoke. (4)

 

 

 

Este terceiro modelo, também chamado SCUBA GOLD é reconhecido por sua etiqueta dourada e apareceu pela última vez no catálogo da Healthways de 1967.

Em agosto de 1962, a Healthways decidiu criar uma linha profissional de equipamentos (reguladores) e contrataram Dick Bonin e Gustave Della Valle (que já era diretor da empresa) para desenvolver esta missão. Eles escolheram o nome de SCUBAPRO para esta linha nova linha profissional. Mas a empresa estava com problemas financeiros e declarou falência em 26 de dezembro de 1962, apenas quatro meses após a contratação de Dick e Gustave. (6)

Dick e Gustave adquiriram o nome SCUBAPRO e a Healthways por US $ 1,00. (6)

Em 1974, Dick vendeu a empresa para Johnson Wax por US $ 11 milhões. Dick Bonin ficou como presidente da empresa SCUBAPRO até sua aposentadoria em 1997. (6)

 

Fontes:

(1)  http://www.internationallegendsofdiving.com/Articles/miller_072705.htm

(2)  http://www.internationallegendsofdiving.com/Articles/icorn_090808.htm

(3)  http://www.hanaumabaydivetours.com/diving/about-scuba-diving.html

(4)  Basic Scuba by Fred M. Roberts

(5) http://www.hanaumabay-hawaii.com/scuba_hall_of_fame.htm

(6) http://www.scubaproregulatormuseum.org/History/First_Stage/first_stage.html

(7) Catálogos da Healthways;

 

Snork Air

Air Pak

Scuba

Scuba Deluxe

Scuba Gold

Custom



 
Apoio   Scuba Point Facebook

 
Terms of Use Copyright © CG-45 Collection     -     All Rights Reserved Contact