Go to Home  
 

Biosystems

Em 1966, foi formada a empresa BioMarine Industries Inc. com a finalidade de desenvolver equipamentos comerciais de mergulho e equipamentos eletrônicos para a área médica. A empresa desenvolveu o rebreather CCR 1000 que foi utilizado pela marinha americana. 

Uma das atividades da empresa, através de contrato com a marinha, era eliminar a "assinatura" magnética que existiam em reguladores double hose que eram utilizados por mergulhadores especializados em desativar minas submarinas. Possíveis impurezas metálicas existentes nestes reguladores, que tinham suas partes feitas de latão ou banhadas a ouro, poderiam acionar as minas explosivas.

A US Divers está localizada em Santa Ana na Califórnia e o Centro Técnico da Marinha EOD (Explosive Ordinance Disposal) estava localizado em Indian Head em Maryland. Todas as partes de metal dos reguladores double hose produzidos pela US Divers para a marinha tinham que ser testadas e, se aprovadas como non-magnetic (não-magnéticas), deveriam ser marcadas com o símbolo "Low Mu" (A letra "L" sobreposta com a letra grega "mu") e a data que o teste foi realizado.

Eram tantas os problemas para que os reguladores conseguissem ser aprovados como non magnetic que a US Divers deixou de produzir os reguladores de duas mangueiras para a marinha.

Em 1981, na Philadelphia, foi criada a Biosystems Inc., que recebeu a incumbência de fornecer partes para os reguladores US Divers Non Magnetic da marinha americana. Os desenhos dos reguladores que eram fornecidos pela US Divers eram de propriedade da marinha o que facilitou o atendimento do contrato por parte da Biosystems.

 

Em 1984-1985, a marinha americana decidiu adquirir 52 sets completos de reguladores non magnetic, incluindo cilindros duplos de alumínio de 90ft, válvulas reservas, bandas e os harness. Os reguladores fabricados e fornecidos foram o BIOSYSTEMS NON MAGNETIC. Em virtude de todas as dificuldades técnicas que impossibilitaram que o sistema fosse totalmente livre (principalmente os cilindros) de uma assinatura magnética, o projeto produziu poucos reguladores e sets para a venda. Os preços finais dos reguladores eram bem altos (ao redor de US$ 2.000,00 para o regulador e US$ 5.000,00 para o set completo). Os reguladores e sets foram analisados pelo Centro Técnico da Marinha EOD (Explosive Ordinance Disposal).

 

 

A pouca quantidade produzida e os altos preços tornam este regulador um dos mais raros para os colecionadores.

Com o desenvolvimento do rebreather Mark 16 pela BioMarine, a marinha substituiu todos os reguladores de duas mangueiras pelo novo equipamento sem bolhas com uma assinatura magnética bem inferior os antigos sets.

A empresa Biosystems ainda existe, como parte do grupo Bacon SA, mas não produz mais equipamentos de mergulho.

 

Fonte:

www.VintageDoubleHose.com

 

#57

#NSN 1

#NSN 2

#NSN 3

#NSN 4



 
Apoio   Scuba Point Facebook

 
Terms of Use Copyright © CG-45 Collection     -     All Rights Reserved Contact